21.1.09

QUEM É O PREFEITO DE SUA CIDADE ?


A democracia permite a chegada ao poder de vários tipos de dirigentes.

O DEMAGOGO - Ele se diz defensor do povo. Não sabe e não quer dizer “não” a ninguém. Dá um jeitinho aqui outro ali... “Politicamente” vai levando seu mandato. Doa materiais, cargos... Sempre bonzinho, verdadeiro político para os menos esclarecidos. Geralmente afunda a prefeitura num lamaçal de dívidas incontrolável.

O FANTOCHE - É inoperante. Deixa os outros tomarem conta. Está no cargo por vaidade ou por outros motivos escusos. Todos mandam e ninguém obedece. Não consegue realizar nada útil. Vive todo o tempo consertando e tapando buracos. Apenas isso.

O SUPER-HOMEM - É o centralizador do poder. Escolhe como auxiliares pessoas que sabem apenas obedecer as suas ordens. Com ele não precisa e não se deve pensar. Pensa por todos. Julga-se grande entendedor de educação, saúde, agricultura, transporte, obras, finanças, relacionamento... Vive rodeado de moscas-mortas, num corre-corre sem fim. Não tem tempo para nada. Aos poucos, vai-se desgastando... estressando...deteriorando-se. Por se julgar dono do mundo, torna-se um César, Nero ou Hitler. Mas ele mesmo não acredita nisso.

O CORRUPTO - Sobre esse é quase desnecessário falar. Faz parte de uma grande maioria, já bem conhecida. Falsifica notas... burla leis... faz todo tipo de falcatrua. Deveria estar num presídio, mas no Brasil...

O INTELIGENTE - Muitas pessoas não acreditam na existência dele, mas não é verdade. São raríssimos, é claro. Não aparece muito. Ao escolher seus auxiliares, o faz com competência e sabedoria. Dá autonomia... acredita... confia. Seus colaboradores crescem juntos com ele. E assim fazem a diferença. Está sempre discutindo idéias, conhecendo a melhor forma de se realizarem as coisas. Não toma qualquer decisão sem consultar quem realmente entende do assunto. Ele sim é um verdadeiro líder, pronto para contribuir para o crescimento de todos.
Qual desses é o Prefeito de sua cidade?

10 comentários:

Anônimo disse...

Nem sei dizer quem é o prefeito de minha cidade. Sei apenas que ele não faz nada para o povo.

Breno Rafael Vieira
Florianópolis - Paraná

Anônimo disse...

Prefeito... Governador... presidente... todos eles se julgam donos de tudo quando chegam ao poder.

Pedro Lopes de Almeida
Salvador - Bahia

Anônimo disse...

NA VERDADE EXISTEM TODOS ESSES TIPOS DE PREITO POR AQUI, MAS O INTELIGENTE AINDA ESTOU PROCURANDO. SE EU ACHAR, MANDAREI PARA VOCÊS NOME, ENDEREÇO, FOTO E TUDO MAIS.


Francisco de Assis Mendonça
Blumenau – Santa Catarina

Anônimo disse...

Na verdade eu nem sei quem é o prefeito da cidade. Só o conheço pela televisão. Mas se fosse para fazer crítica... era um montão delas.

Sérgio de Sousa Lopes
Rio de Janeiro - RJ

Anônimo disse...

Há mesmo esses tipos de prefeito. O pior é que no início todos parecem bons. Vão fazer isso e aquilo. Mas na verdade fazem muito pouco. Não importa se é uma cidade grande ou pequena é muito difícil ver um bom dirigente na prefeitura.

Maria Betânia Oliveira
Florianópolis - SC

Anônimo disse...

Eu acho que esse prefeito inteligente não existe. Só se for usando a inteligencia para sí.

Maria de Fátima Carvalho
São José do Rio Preto / SP

VICENTE GERALDO LOPES disse...

E O PREFEITO DE FELÍCIO DOS SANTOS É QUAL DESSES?

VICENTE GERALDO LOPES
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Anônimo disse...

O Prefeito de Felicio dos Santos dos Santos poderá ser considerado um SUPER-HOMEM, pois vem tentando procurar vários secretários que faça apenas o que lhe interessa, tanto é que já faz quase 8 meses que vem procurando um secretário de saude, já foram tentados 06 e nehum serviu por não fazer o que ele queria, sendo que este deveria ter o perfil que atendesse as necessidades do povo, que são muitas por aqui.

Carlos Henrique disse...

Na verdade não é fácil ter um bom secretário de saúde. Ele precisa de compreeender do assunto e também saber relacionar com o público. Mas, na maioria das vezes, os prefeitos querem apenas alguém que obedeça suas ordens. Isso é característica não de um super-homem, mas de pessoas fracas que não sabem exercer o poder. E a plítica está cheia desse tipo de gente.

Carlos Henrique dos Santos
Feira de Santa - BA

Anônimo disse...

O mais difícil no processo de escolha do prefeito ideal para a cidade ( inteligente, honesto, criativo, bem intencionado e justo), é fazer com que o povo entenda a importância de votar com consciência, com pensamento coletivo e com a vontade de ver a cidade progredir. Deixar de votar por conta de pequenos ou grandes favores é fundamental, afinal, o administrador público, como tal, não pode ser escolhido sob essa ótica. Lamentar depois é muito pior do que escolher com critério.

Enicodemos Lopes
Felício dos Santos - MG