21.1.09

“OBA...OBA”

CUIDADO COM O “OBA...OBA”


Muitos dirigentes, na vontade de realizar isso ou aquilo, não pensam na melhor forma de realização como também nas consequências de trabalhos mal planejados. Querem fazer... fazer... fazer... Mostrar serviço!

Esquecem que planejamento é essencial para evitar problemas futuros. São vários os exemplos de emprego do dinheiro público de forma inescrupulosa, pelo “oba oba” de cada dia. Em Diamantina, por exemplo, certa vez jogou-se um asfalto sobre as ruas e, ao construir rede de esgoto, transformou a cidade num verdadeiro queijo suíço. Mais buracos do que as contas das prefeituras brasileiras. E se fosse outro tio de piso? Não pensaram isso antes de jogarem o asfalto?
...
Em Felício dos Santos não é diferente. Por baixo do calçamento da cidade existem milhares de reais enterrados. Para sempre. Obras caríssimas abandonaram-se no tempo: construções, escolas, terraplanagem em campos de futebol onde nunca rolou uma bola... (os reais gastos ali dariam para construir verdadeiros estádios). Também se viu por um tempo uma espécie de galinheiros na praça e que pela sua aparência ridícula foram demolidos. Muito bom! Embora tenham sido construídos e demolidos com o dinheiro público. E o pior: fizeram outros. Cascalho... tubulões... pontes... Muitos não aguentaram a primeira chuva... E continuam jogando um cascalhinho aqui... outro ali... Até quando?

Houve até quem fechasse a torneira do desperdício... porém deixou o ladrão aberto... jorrava água aos borbotões.

Os dirigentes, antes de tudo, devem lembrar o dinheiro não é seu e que depois de quatro anos a vida continua. Por isso, deve planejar antes de fazer. Reunir com quem conhece realmente do assunto e até com quem não conhece. Qualquer opinião é válida. Depois discutir... pensar... repensar... Demora um pouco mais, contudo se faz uma vez só.

7 comentários:

NOTICIDADE disse...

É comum das pessoas menos inteligentes fazerem tudo sem pensar. E nós vamos vivendo assim.

Carlos Humberto de Almeida.
Recife - Pernambuco

Anônimo disse...

Tenho muito medo dessa forma de fazer as coisas. Quase sempre é necessário fazer de novo.

Marlon Prado de Carvalho
Florianópolis - SC

Anônimo disse...

TENHO MUITO MEDO DESSE OBA OBA. SE TODOS FIZESSEM AS OBRAS COM CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE, O BRASIL MUDARIA DA ÁGUA PARA O VINHO.

Francisco de Assis Mendonça
Blumenau – Santa Catarina

Anônimo disse...

Sempre notei que essa prática é muito prejudicial a população. Então vamos lutar contra esses dirigentes mentirosos e autoritários que não sabem o que estão fazendo.

Valéria da Silva Côrtes
São Caetano do Sul - SP

Anônimo disse...

Essa forma de tratar as coisas de qualquer jeito é de pessoas incapazes. Quem é capaz mesmo não faz nada sem um planejamento antes. É bom lembrar que a pressa é inimiga da perfeição.

Vitor Hugo de Freitas
Campo Grande / MS

Anônimo disse...

Pessoas que fazem as coisas sem pensar arrependerão depois. Em tudo na vida deve haver um planejamento para que se possa ter sucesso. Na vida pública então é mais ainda, pois devemos saber que o dinheiro é do povo. E esse dinheiro é sagrado.

Vera Lúcia de Albuquerque
Blumenau - SC

VICENTE GERALDO LOPES disse...

TEM PREFEITO QUE TÁ MAIS PERDIDO NA PREFEITURA DO QUE CEGO EM TIROTEIO...

VICENTE GERALDO LOPES
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP